Cirurgia que substitui a superfície articular do joelho por uma “prótese”.
A decisão deve ser tomada entre você, seu médico e seus familiares.
Deverá ser valorizado a idade do paciente (de preferência ao redor dos 60 anos), sua condição de saúde (estimar o risco da cirurgia), se já foram tentados outros tratamentos anteriormente (analgésicos, antiinflamatórios, corticóides injetáveis, fisioterapia, reorientação física…);
Quando a limitação funcional (perda de movimento), a intensidade e freqüência dolorosa e a deformidade no joelho do paciente estiverem em graus elevados, talvez chegou a hora de pensar em fazer a cirurgia.
Avise seu médico sobre suas doenças (se houverem) e o uso de medicações de rotina (quais?), bem antes da sua internação para a cirurgia.
Antes da cirurgia você deve fazer exames de sangue, Rx, avaliação cardíaca (com ECG), avaliação com o anestesista e demais exames necessários. Todos os exames deverão ser checados pelo médico e elevados para o hospital no dia da cirurgia, pelo paciente, TODOS.
As orientações quanto ao horário da internação e a sua alimentação antes da cirurgia (jejum) será informado pela minha secretária no dia anterior a cirurgia.
Geralmente a anestesia será a raquidiana (na coluna), salvo alguma contra-indicação que você discutirá com o anestesista na consulta pré-anestésica ou com o seu médico.
A cirurgia deverá durar ao redor de duas horas, depois você permanecerá na sala de recuperação por algumas horas, indo para o quarto quando estiver estabilizado (pode ocorre a oscilação da pressão arterial nas primeiras horas após a cirurgia).
Você deverá permanecer deitado(a) nas primeiras 8 a 12 horas, sem levantar a cabeça. Após este período poderá sentar e movimentar ativamente as pernas, conforme a dor permitir.
Poderá ser necessário a utilização de um dreno cirúrgico de aspiração até se realizar o primeiro curativo, quando então ele será retirado. Geralmente usamos uma sonda vesical para seu conforto e controle da urina. Poderá ser necessária a transfusão sanguínea no pós-operatório, isto será avaliado pela equipe médica.
Se a cirurgia tiver êxito você poderá caminhar no segundo ou terceiro dia pós- operatório, sob orientação do seu médico. Pode acontecer de inchar os seus pés, então usaremos uma meia elástica antes de levantar da cama.
Sua internação deverá durar em média 3-4 dias, se não houver qualquer das complicações possíveis neste procedimento.
Na alta você estará usando um andador, receberá todas as receitas de medicamentos (antiinflamatório, analgésicos, anticoagulantes e outros necessários), e ouvirá todos os cuidados necessários, assim como a data do retorno para retirar os pontos, em média com 14 dia pós operatório.
Os curativos devem ser diários; você deve caminhar cada dia mais, e deve ter períodos com a perna elevada; se inchar a perna deveremos usar uma meia elástica,então avise seu médico; a posição sentado é a menos aconselhável. Nas duas primeiras semanas fará exercícios em casa, depois irá para a fisioterapia e assim que possível será encaminhada para academia.
Sua sensibilidade ao redor do joelho sempre será um pouco diferente.
A mobilidade do joelho progressivamente aumentará, e chegará próxima do normal.
Seu joelho poderá ser identificado por detectores de metal, avise os responsáveis.
Tratando-se de um material sintético, ele sofrerá um desgaste com o uso, por isto é importante escolher uma boa prótese, ela estará dentro do seu corpo.
Cuide bem do seu joelho, pratique esportes adequados, evite acidentes, visite seu ortopedista regularmente, e aproveite com responsabilidade a sua “neo-articulação”.
Sempre procure um bom profissional na hora de fazer sua cirurgia